Despacho [coletiva]
rioecultura : EXPO Despacho [coletiva] : Ateliê da Imagem Espaço Cultural
COMPARTILHE
Abertura: 18 de dezembro de 2009 [recesso de Natal e Réveillon]
Encerramento: 27 de fevereiro de 2010
O Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva), coletivo de artistas contemporâneos, trabalha com fotos, vídeos, serigrafias, bordados, instalação, esculturas etc.

DESPACHO é resultado da “meditação” de treze artistas convidados sobre essa questão, um diálogo com os deuses que lhes servem e que façam de seus objetos mais do que meras colocações materiais. Para cada mês do ano será mostrado o “despacho” de um artista e, um 13º (número igualmente simbólico) em homenagem a Exu, o grande Mercúrio, “despachador” entre as esferas dos deuses e dos mortais.



O Grupo DOC sugeriu que todos os artistas despachassem sobre a tela branca oferecida e que transformassem seus objetos e imagens em veículos, em estopins de diálogo com algo mais, querendo talvez entender que deuses são esses com quem nos comunicamos, por onde vamos, o que recebemos, o que prometemos, para falar com quem, para dizer o quê?

O Grupo DOC tem a participação de Isabel Löfgren, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira e Patricia Gouvêa que convidou mais dez artistas: Alexandre Vogler, Antonia Dias Leite, Arjan, Clarisse Tarran, Claudia Hersz, Elisa von Randow, Guilhermo Srodek-Hart (Argentina), Gustavo Speridião e Mariana Varela (Colômbia). Todos artistas com personalidades “despachadas” e com trabalhos “despachudos”. Cada artista recebeu um paninho de 70 x 70 cm, área para seu despacho/obra.



GRUPO DOC
O Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva) foi formado em 2005 por Isabel Löfgren, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira e Patricia Gouvêa, no Rio de Janeiro. A primeira ação, a NANOEXPOSIÇÃO, teve a primeira versão na Galeria Arte em Dobro, com a participação de 35 artistas. Mexeu tanto com a cabeça do público e dos artistas, que foi convidada e montada em outras quatro capitais do Brasil: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Vitória; além de ter viajado para a Colômbia e Suécia, sempre agregando os artistas locais. A última versão em Estocolmo, em 2009, contou com mais de 200 artistas e cerca de 1000 visitantes em 15 dias de exposição. O coletivo também realizou outras ações: FAKE, em 2006, na Galeria 90 Arte Contemporânea, NUBES, na Galeria Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho, e VIDEOARTE EN LA BODEGA, na Feira ArtBO, em Bogotá, em 2008.
Local:
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453
Urca
(021) 2541-3314

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.