|
Abertura: 9 de novembro 2009 |
Encerramento: 17 de janeiro 2010 |
A mostra, pela primeira vez no Brasil, faz parte da comemoração do Ano da França no Brasil. Serão expostas 26 fotografias, de tiragem única e de grandes dimensões, que apresentam cenários desenvolvidos pela dupla de artistas franceses Pierre et Gilles.
As imagens, de grande poder formal e sensualidade, foram produzidas nas décadas de 80, 90 e já nestes anos 2000. Entre as obras estão: Legend (1995), que teve como modelo a popstar Madonna, além de uma série de auto-retratos dos artistas, dentre eles Les Pistolets (1987).
Os artistas se afirmaram como uns dos principais nomes da arte européia atual ao se basearem na publicidade, em símbolos de sensualidade e outros elementos estéticos, tanto para construir uma decoração inspirada no barroco e rica cromaticamente, quanto para criar uma obra que amplia o inquietante repertório de ações artísticas contemporâneas, ao explorar os campos da sensualidade, da loucura e do desejo.
Segundo o curador da mostra, Marcus de Lontra: “o trabalho de Pierre et Gilles, cheio de vitalidade, é próximo do espírito brasileiro, especialmente da cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista sua exuberância, intensidade cromática, sensualidade e mistura tipicamente Kitsch, nos fazendo remeter às alegorias e fantasias dos desfiles de escolas de samba brasileiras. O mundo contemporâneo está saturado de imagens, e um dos papéis mais importantes da ação artística é selecionar dentre essas imagens, proporcionando-lhes novas direções e conceitos. Todas as imagens são, portanto, passíveis de manipulação artística, e é isso o que fazem, de forma singular, Pierre e Gilles.”
Processo de criação
Pierre et Gilles formam um casal, uma entidade, cuja obra é inseparável de seu universo e vida quotidiana. Os artistas retratam celebridades e pessoas desconhecidas em fotografias únicas, pintadas a mão, por meio de um processo meticuloso. A dupla considera todos os aspectos de seu trabalho para atingir uma perfeição estética e uma visão de um mundo encantado, o que corresponde à realidade sonhada pela dupla.
Inicialmente, os artistas desenham um esboço do trabalho que imaginaram juntos, de acordo com o modelo que irá posar para a foto e o papel que ele representará. A partir desta ideia eles concebem toda a produção do set de fotografia, com materiais e acessórios selecionados por eles.
A iluminação também é produzida pela dupla com o objetivo de potencializar o tema escolhido por meio da manipulação de ângulos e filtros fotográficos. Os modelos e a indumentária que aparece nas fotos também é concebida pelos artistas que contam, em algumas obras, com a colaboração de renomados especialistas.
A fotografia é feita por Pierre. Gilles cria a partir da impressão única dessa imagem, que recebe sucessivas camadas de tinta, excedendo a realidade fotográfica. Desse processo resulta uma única e estetizada imagem. Os artistas ainda concebem uma moldura específica para a fotografia estetizada, que é tida pela dupla como a extensão do universo por eles criado e representado na imagem.
Veja detalhes e fotos da abertura da exposição [clique aqui]
|
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060
Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|