|
Abertura: 19 de outubro de 2009 |
Encerramento: 24 de novembro de 2009 |
Após grande sucesso em Paris, a mostra, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, tem o objetivo de mostrar, por meio de diversas instalações multimídias, um panorama histórico e científico sobre as principais epidemias mundiais e também sobre o comportamento das populações envolvidas nessas situações de crise.
A exposição também destaca os avanços nas políticas de saúde pública e das descobertas científicas no combate às epidemias. Epidemik foi originalmente montada em Paris, em 2008, na Cité des Sciences et de l´Industrie.
“De todos os eventos do Ano da França no Brasil, Epidemik chama atenção por sua autenticidade. Ela é inovadora por abordar o tema da saúde com uma linguagem multimídia e muito dinâmica. É também educativa, por dedicar-se à conscientização de cada cidadão para seu papel preventivo em situações de calamidade”, afirmou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
Montada em uma área total de mais de 1200 metros quadrados, Epidemik é dividida em duas partes: no setor “As epidemias e os Homens”, uma série de instalações audiovisuais apresenta o histórico das epidemias desde o início da humanidade; e em “Capital Saúde” um grande jogo eletrônico convida o público a se confrontar com situações ficcionais e históricas de crises epidêmicas -ao jogador são oferecidas diversas opções de evolução, nas quais ele deve aprender a se prevenir, se tratar e, finalmente, se curar.
O tabuleiro do jogo “Capital Saúde” é acessível a cadeirantes e permite que 40 visitantes participem por vez. Os jogadores deverão enfrentar situações como a gripe aviária em Cingapura e um fictício ataque biológico terrorista em Nova York. Para a exposição carioca, foi desenvolvido especialmente um programa de prevenção à dengue.
Epidemik foi realizado por uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Cité des Sciences et de l´Industrie, Sanofi-Aventis e a Fiocruz. Conta com o patrocínio cultural do Ministério da Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, do Instituto Butantã, da Rádio CBN e da Rede Globo.
|
Local:
Centro Cultural da Ação da Cidadania
Avenida Barão de Tefé, 75
Saúde
(21)
Funcionamento:
Não informado
Ingresso:
Não informado
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|