|
Abertura: 8 de outubro de 2009 |
Encerramento: 30 de outubro de 2009 |
A mostra, que reúne 10 trabalhos, é um novo momento para a galeria, pois marca a entrada de mais um sócio: o artista plástico e colecionador Walton Hoffman.
Formada pela FAAP, que tem um dos mais respeitados cursos de arte em São Paulo, Fernanda, de 31 anos, apresenta com o parceiro trabalhos que são “tatuagens” feitas com batom. Ela começou a investigar a pele como suporte ainda na faculdade e chegou aos desenhos – que podem retratar tanto cenas eróticas quanto soldadinhos – de batom, que desenha com pincel finíssimo em sua própria pele. Depois de prontas, as imagens são clicadas por Eduardo. “Com as fotos, o trabalho efêmero vira uma tatuagem de verdade, permanente”, diz Fernanda.
Donos de um trabalho que tem referências tanto às pinturas de Yves Klein – que usavam o corpo humano como pincel – quanto aos quadrinhos eróticos de Carlos Zéfiro, Fernanda e Eduardo brincam o tempo inteiro com os limites do feminino e do masculino. Já bastante conhecidos na cena de arte paulista, os dois vão ser apresentados ao público carioca por um texto da jornalista e curadora Daniela Name, que assina o texto da mostra.
Ao retratar soldadinhos e cenas de guerra com batom, levam um universo de meninos para o território das meninas, fazendo com que a tatuagem funcione como um espelho invertido. Não por acaso, aliás, dois trabalhos da mostra são fotos que “montam” um espelho de batom “tatuado” na pele por Fernanda. É um espelho que, embora desenhado como um retângulo perfeito, foi distorcido na remontagem fotográfica que será vista na galeria. Uma distorção que tem tudo a ver com os filtros e veladuras propostos pela arte.
|
Local:
Galeria Movimento
Rua dos Oitis, 15
Gávea
(21) 2267-5989 /
Funcionamento:
De terça a sexta, das 11h às 19h
Sábados, das 13h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|