Linhas e Fibras [Cássio Lazaro / Petrillo]
rioecultura : EXPO Linhas e Fibras [Cássio Lazaro / Petrillo] : Almacén Galeria
COMPARTILHE
Abertura: 4 de agosto de 2009
Encerramento: 23 de agosto de 2009
Após marcante participação nas feiras SPArte e ArteBA, em Buenos Aires, a ALMACÉN GALERIA apresenta, até o dia 23 de agosto, em seu espaço no CasaShopping, na Barra da Tijuca, a exposição "Linhas e Fibras", que une o talento e a criatividade das pinturas de PETRILLO à leveza e à simplicidade das obras de CÁSSIO LÁZARO, traduzidas em suas esculturas em aço carbono.

As "linhas" do mineiro Petrillo e as "fibras" do paulista Cássio poderão ser conferidas nesta exposição, que apresenta criações inéditas da dupla e promete encher os olhos e aguçar o imaginário do espectador.

Fascinado com o deserto de sal da Bolívia, Petrillo faz uso da palidez das cores para transformar um lugar, que para muitos pode ser entediante e depressivo, numa profunda fonte de inspiração. Nas 20 pinturas confeccionadas através de uma técnica mista sobre lona, o artista mostra toda a sua atração pelo nada e, misturando o branco, o cinza e o dourado, propõe uma intrigante sensação de profundidade com o brilho do Sol sobre o relevo. Detalhe: Petrillo conhece o Salar boliviano apenas por fotos e relatos de quem visitou a região.



- Uma amiga minha viajou até lá e me interessei pelo lugar. Comecei a pesquisar na internet e a coletar imagens para ter subsídio para fazer esse trabalho. Sempre me atraí por lugares inóspitos e que não chegam a lugar nenhum - conta Petrillo, que entre as obras que selecionou para a exposição na Almacén está um quebra-cabeça em forma de painel, que reúne as miniaturas de 78 quadros do artista numa tela em grande formato.

- Saí do lugar comum e resolvi brincar com o deserto. Ao criar essa desordem, tirei o olhar focado do todo para a parte - completa.

Já Cássio Lázaro estreia um estilo mais artesanal ao embarcar nas linhas de Petrillo para transformar aço em arte. Com desenhos centrados no que é plano, suas esculturas ganham mais impacto nesta exposição. Na nova coleção, o maçarico passa a ter papel fundamental e minucioso na feitura de cada peça e o elemento fogo vai ditar as regras em relação aos formatos.



- Transformar aço em fibras e linhas é muito difícil, uma vez que o material é muito duro. Em contrapartida, tudo fica mais aplicado e a parte artesanal fica em maior evidência - explica Cássio, que promete obras com muita ferrugem, ao natural, e outras em vermelho e branco. Mas a sensação entre as criações do escultor tem tudo para ser o trio de cubos 3D que ganhou vida através de uma detalhada composição de furos e um elaborado jogo de luz e sombra, que farão com que uma chapa vermelha ganhe ares tridimensionais e pareça uma caixa.
Local:
Almacén Galeria
Avenida Ayrton Senna, 2150 (CasaShopping)
Barra da Tijuca
(21) 3325-8622

Funcionamento:
2ª feira, das 12h às 22h
3ª feira a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 15h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.