|
Abertura: 12 de agosto de 2009 |
Encerramento: 12 de setembro de 2009 |
No grande salão no térreo da galeria, Lescher apresentará a instalação “Rio Máquina”, feita com aço inox. A obra tem seis metros de altura por nove de comprimento e pesa cerca de duas toneladas. A instalação é composta por uma grande malha de aço inoxidável derramada no chão, que flui por cilindros de aço. Na vertical, há uma outra malha, feita com o mesmo material, que se junta ao trabalho. “Há uma idéia de paisagem, de elementos da natureza. Existe a idéia de rio, de cachoeira. Não há representação, é apenas um indício”, explica o artista. Apesar de o trabalho ser estático, há também a idéia de movimento. “Parece um movimento congelado”, diz Lescher.
No outro espaço expositivo da galeria, no terceiro andar, serão apresentados dez trabalhos, que o artista chama de “Metaméricos” - objetos em madeira e latão, “construídos a partir de uma geometria que se assemelha aos artrópodes”. Alguns chegam a ter sete metros de comprimento. “É como se fossem insetos, centopéias”, explica o artista que diz ainda que os trabalhos são uma referência aos “Bichos”, da Lygia Clark.
Os “Metaméricos” têm dobradiças e podem ser modificados o tempo todo. A instalação “Rio Máquina” também pode ser alterada. “Os trabalhos são como se fossem desenhos, que podem ser redesenhados todo o tempo. Os dois tem esse caráter. Eles podem ser manipulados e posso fazer diferentes desenhos. Eles sempre mudam”, ressalta o artista.
No contêiner, será apresentada uma outra instalação. O artista colocará um colchão de água que cobrirá todo o chão e, para andar, as pessoas terão que pisar nele. “Este é um outro tipo de trabalho que, de certo modo, envolve o corpo, agrega personagens e tem a participação do público”, diz o artista.
SOBRE O ARTISTA
Escultor, Artur Lescher nasceu na cidade de São Paulo, onde reside, em 1962. Em 1983, inicia curso de filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, que não conclui. Entre 1982 e 1986, realiza cursos livres no ateliê e leciona escultura na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, de 1991 a 1999. Em sua produção escultórica, utiliza materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, e cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função. Nas instalações o artista dialoga com o espaço arquitetônico.
Sua obra integra as seguintes coleções públicas: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP; Instituto Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ; Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, SP; Biblioteca Luis Angel Arango, Bogotá, Colômbia; Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ; Museu de Arte Contemporânea – MAC, São Paulo, SP; Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP; Instituto Cultural Itaú, São Paulo, SP. A editora Cosac & Naify publicou em 2002 o livro Artur Lescher, com textos de Aracy Amaral, Rafael Vogt e Arthur Nestrovski.
Leia o artigo sobre a abertura da exposição, clique aqui. |
Local:
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30
Gávea
(21) 2274-3873 /
Funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 19h Sábados das 12h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|