|
Abertura: 12 de agosto de 2009 |
Encerramento: 13 de setembro de 2009 |
A exposição reúne gravuras criadas em diferentes técnicas e várias passagens na prensa com imagens superpostas, múltiplas camadas e profundidade visual. A mostra apresenta ainda uma instalação tridimensional, trabalhada com tubos de metal derretidos e torcidos, acrílico esculpido, papel, mylar, tinta acrílica e desenhos com grafite. Luz e sombra, projeção e recuo integram todos os elementos e criam ambiguidade na percepção de profundidade.
Rosane Volchan O’Conor nasceu no Rio de Janeiro, onde estudou Música e Biologia na UFRJ. Continuou seus estudos de música e artes plásticas na Bélgica e hoje mora nos Estados Unidos, onde desenvolve seus trabalhos de gravura, escultura e instalações.
“Meu conhecimento de música exerce grande influência sobre meu trabalho. Visualizo a idéia de ritmo e sobretudo, a de polifonia, em que cada linha melódica tem autonomia própria, mas funciona perfeitamente no conjunto. Não penso em termos de sons, mas de linhas estruturais, simetria ou assimetria , que se organizam produzindo uma espécie de polifonia visual”.
“Relacionado aos meus estudos de Biologia, me interesso na relação entre a perspectiva microscópica e as imagens do universo macroscópico. Nas minhas gravuras introduzo elementos de imagens ampliadas de protozoários e organismos multicelulares. Formas e linhas remanescentes de neurônios e outras células do corpo humano estão também presentes no meu trabalho. Com o intuito de produzir linhas fluidas e orgânicas faço uso da minha mão esquerda (não dominante) na elaboração das minhas gravuras e desenhos diretamente na parede, como parte das instalações”. |
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|