Burle Marx por Gautherot
rioecultura : EXPO Burle Marx por Gautherot : Instituto Moreira Salles (IMS)
COMPARTILHE
Abertura: 8 de agosto de 2009
Encerramento: 6 de setembro de 2009
São 50 imagens, do fotógrafo Marcel Gautherot (1910-1996), todas provenientes do acervo fotográfico do IMS, e apresentam uma amostra do intenso diálogo artístico que se estabeleceu entre os dois homens.

A exposição está dividida em três grupos:
1 – fotografias botânicas feitas por encomenda de Burle Marx;
2 - fotografias de jardins concebidos pelo paisagista;
3 - fotografias de projetos arquitetônicos e urbanísticos de que o mesmo participou

As imagens evidenciam a comunidade de interesses que aproximou Burle Marx e Gautherot. Pois se ambos foram igualmente apaixonados pela natureza e pela gente brasileira, é também verdade que ambos o foram à maneira moderna, isto é, preocupados com a renovação da experiência estética do espectador; e se o paisagista compunha seus jardins com a liberdade e o rigor aprendidos com as vanguardas artísticas, o fotógrafo respondia à altura, com imagens em que as próprias coisas parecem aspirar ao rigor formal da arquitetura e da arte abstrata.



UM POUCO SOBRE BURLE MARX
Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo em 4 de agosto de 1909, de pai alemão e mãe pernambucana. A família se mudou em 1913 para o Rio de Janeiro, e o pequeno Roberto logo criou gosto por jardinagem. Mas foi em Berlim, em 1928, que percebeu a riqueza artística das plantas brasileiras. Em 1932, a convite do arquiteto Lucio Costa, projetou seu primeiro jardim – o início de uma rica trajetória de criação que durou até sua morte, em 4 de junho de 1994.

PROGRAMAÇÃO ALÉM DA EXPOSIÇÂO
O Instituto Moreira Salles realiza em agosto, em sua sede da Gávea, no Rio de Janeiro, uma extensa programação especial em comemoração ao centenário de Roberto Burle Marx, com exposição, lançamento de um guia paisagístico, distribuição de mudas, visitas monitoradas e atividades infantis.
Para ver a programação clique aqui.
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.