A edição 2009 do FotoRio ocupa o Oi Futuro com dois grandes eventos:
1 - FotoColagem - Instalação
“Era uma vez uma mulher chamada Maria, que morava numa casa azul lá no alto do morro...”, de Daniela Conti e Isabela Kassow na área externa, no térreo.
2 - Mostra de Vídeos:
- Urban Space, coletiva com curadoria de Ilana Bessler
- Por que eu fotografo?, coletiva e depoimentos de fotógrafos de Brasília
- “No frontera”, coletiva organizada pela ELAF, Encontros Latino-Americanos de Fotografia, no hall de entrada.
- Panorama da produção fotografia brasileira, organizada pela equipe do FotoInCena, no 8º andar.
1 - FotoColagem - Instalação
“Era uma vez uma mulher chamada Maria, que morava numa casa azul lá no alto do morro...”
Segundo as fotógrafas Daniela Conti e Isabela Kassow, o trabalho foi desenvolvido a partir da história de uma mulher chamada Maria, que mora numa casa toda colorida lá no alto do morro da Rocinha. De muros e portas pintadas, a casa de Maria desperta a atenção de todos que passam.
A idéia da fotocolagem é contar sobre o cotidiano de Maria e a sua vida dentro de casa. “Fazer este projeto foi ir além do objeto fotografado”, explica Daniela Conti, “para nós, fotojornalistas, mesclar a fotografia documental com a intervenção artística da fotocolagem nos possibilitou contar uma história que é real, mas transformando-a num universo imaginário, acrescentando à já poética casa da Maria, um olhar ainda mais mágico.”
O resultado será apresentado numa fotomontagem de 4,70m na parede do pátio externo do Oi Futuro, feita a partir de cerca de 200 imagens digitais, impressa em papel fotográfico adesivado.
2 - MOSTRA DE VÍDEOS
Urban Space – mostra de vídeos
Curadoria – Ilana Bessler
A segunda edição do Urban Space é organizada ao redor do tema "Comunidades Urbanas" e procura examinar a diversidade na formação de comunidades locais, situações informais e outras representações específicas da existência urbana contemporânea.
Por que eu fotografo?
Coordenação – Roberto Castello e Rinaldo Morelli
A multifacetada produção e difusão de fotografias que vivemos atualmente, em uma constante e infindável sobreposição de imagens impulsionada, principalmente, pelos avanços e pela popularização das mídias digitais, colocam em segundo plano uma reflexão necessária não só sobre a qualidade dessa produção, mas também em relação a diversas questões que permeiam o fazer fotográfico.
Para motivar a reflexão sobre esses temas, um grupo de 30 fotógrafos de Brasília criou o projeto Por que eu fotografo? O grupo é formado por profissionais, amadores e participantes de foto clubes e coletivos fotográficos da cidade, contando com nomes como Eraldo Peres, Kazuo Okubo, Ed Ferreira e Roberto Castro.
“No frontera”
Coletiva de fotógrafos da America Latina organizada pela ELAF- Encontros Latino-Americanos de Fotografia.
Todos os vídeos serão exibidos em monitores instalados no térreo.
FotoinCena – Panorama da produção fotográfica latino-americana e brasileira
Coordenação – Débora 70
Os vídeos serão exibidos no 8º andar.
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair.