Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo e Dança
rioecultura : EXPO Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo e Dança : Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
COMPARTILHE
Abertura: 1 de julho de 2009
Encerramento: 12 de julho de 2009
Criado, em 2003, como um projeto pioneiro no Brasil, o dança em foco estabeleceu-se menos como um evento do que como uma grande plataforma para difusão, formação e produção das diferentes possibilidades de associação entre o corpo, o movimento e a imagem: daí que façam parte do universo de interesse do projeto, além da videodança, as performances interativas, as instalações coreográficas, os espetáculos multimídia e tudo aquilo que – num sentido mais largo – problematize o corpo e a imagem. A cada ano, oficinas, mesas redondas, palestras e cursos complementam a programação do festival.



Criado como um projeto de desenvolvimento das interfaces entre a dança e o vídeo, o dança em foco é, hoje, um dos maiores festivais do mundo no contexto da videodança. Ainda que tematizando as mais diversas possibilidades estéticas que surgem do encontro das novas tecnologias (sobretudo da imagem) com a dança contemporânea, o dança em foco tem-se voltado especialmente para a videodança.

A MIV – Mostra Internacional de Videodança do dança em foco, reunindo obras das mais diversas estéticas e geografias, difunde a cada ano uma programação que inclui centenas de obras nacionais e internacionais.

Em 2009, além do Rio de Janeiro, o festival é realizado em outras cinco capitais brasileiras (Belém, Goiânia, Manaus, São Paulo e Teresina). Ao mesmo tempo em que difunde, no Brasil, a recente produção mundial, o dança em foco faz chegar a produção nacional e latino-americana a diversos festivais de videodança: nos últimos anos, a MIV já trocou programações com parceiros na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Cuba, Guiana Francesa, Equador, Espanha, França, Holanda, México, Paraguai, Portugal, Sérvia, Suécia, Uruguai e Turquia.



No Oi Fututo, o projeto ocupa dois andares (2º e 5º):
- 2º andar | MIV - Mostra Internacional de Videodança
- 5º andar | Instalação - Entre Margens, Concebida por Alexandre Veras e André Parente

PREFORMANCES:
01.07 - 21h - performance para convidados - Enquanto Falo, as Horas Passam,de Heleno Bernardi e Andrea Maciel
04.07 - 19h - Performance - Auto-retrato quando Coisa, com Nadam Guerra


ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060

Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.