|
Abertura: 17 de julho de 2009 |
Encerramento: 3 de agosto de 2009 |
Em seu voo recente, Fred Schiffer contabilizou 1.800 fotos digitais, mas escolheu 40 delas, a partir de muita pesquisa. Os rastros dessa viagem de 15 dias ao Peru, em janeiro de 2008, revelaram mais uma história sobre essa cultura milenar, cuja obra completa estará no salão do Forte de Copacabana, no dia da abertura, às 19h30m. O cônsul-geral do Peru, Luiz Arribasplata, enviou carta especial ao organizador da exposição Peru: uma viagem pelos sentidos, na qual manifesta a importância do trabalho de Fred Schiffer.
Com bagagem superior a 26 anos nesse ramo, Fred sempre mirou sua máquina em pontos totalmente opostos aos já escolhidos por fotógrafos tradicionais. "Com este raciocínio em mente, decidi que o Peru seria meu novo destino. Esse país possui magia especial, energia intensa e uma espiritualidade pujante", explica Fred, que peregrinou por Lima, cordilheiras, sítios arqueológicos, museus, nas impressionantes imagens de múmias, na região dos povos incas, de frente para o bailado dos touros, ou mesmo no rumo multicolorido de Machu Pichu, dos povos flutuantes do Titicaca, ou no silêncio de Puno.
As fotos já estão emolduradas, à espera da inauguração, mas o pensamento de Fred Schiffer ainda está pendurado na expressão viva e milenar do povo peruano, sob os efeitos sonoros dos ventos e das diversidades culturais, encrustrados na fronteira do tempo, embalados por flautas, bumbos e uma vontade de refazer o percurso que dá sentido aos fatos & fotos.
|
Local:
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC)
Av. Atlântica - Posto Seis
Copacabana
(21) 2521-1032
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 17h
Ingresso:
visitação completa: R$ 4,00
visitação restrita: R$ 2,00
Meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes uniformizados
Gratuidade para militares, maiores de 80 anos e menores de 10 anos.
Visitas guiadas com marcação prévia através do telefone (21) 2287-3781
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|