|
Abertura: 14 de maio de 2009 |
Encerramento: 21 de julho de 2009 |
O artista Fabiano Cafure desenvolveu a mostra dividida em 3 partes:
“Carioca” - A relação entre os elementos: homem, lugar, diversidade e como pano de fundo o tecido chita, fazem da série “Carioca” uma homenagem do autor a cidade maravilhosa. A ausência dos rostos e a diversidade nos corpos criam a ponte de identificação entre o espectador e a arte, como também com a identidade de ser carioca. A chita, tecido muito usado pelo povo brasileiro, cria o fundo perfeito e colorido, contrastando com o equilíbrio de imagens em sépia de importantes pontos do Rio Antigo que substituem os rostos cariocas.
“Madalena revelada” - Vivemos a contemporaneidade, repleta de revelações das grandes descobertas do passado proporcionada pelos avanços tecnológicos. No encontro com este momento, voltamos ao passado longínquo para entendermos melhor o inicio da humanidade, grandes guerras, descobertas - a vida de Jesus - e outros fatos históricos. Muito se falou sobre a vida de Jesus e seus passos na terra, de volta ao mundo de hoje, repleto de explicações sobre o ato humano e suas conseqüências, Fabiano Cafure representa em sua série “Madalena revelada” uma mulher-boneca, cuja vida foi construída por representações da necessidade do homem, criador da História e do controle dos seus rumos. Madalena, ícone de controvérsia, surge como marionete do tempo e do homem, representada pelo artista como uma ligação entre os fatos históricos e a veracidade de como os conhecemos. Jesus por sua vez, é “HUMANO” e entregue a esta mulher que o carrega, ama e deseja. Segundo o artista, um Jesus contemporâneo, tatuado, metade homem metade mulher, frágil, mas que no fim se ergue e carrega em seus braços a maior vítima de sua existência – Madalena. “Madalena Revelada” é um convite a pensar na comunicação humana e seu desenvolvimento até os dias de hoje, tendo em mente o poder de pessoas influentes na construção da História.
“Imaginário” - Um convite ao mundo das possibilidades, “Imaginário” abre com leveza a porta que une nossas representações diárias e deliciosamente surreais. Através de um simbolismo sutil, o artista busca encontrar no lúdico, um acesso real para o irreal. A série “Imaginário” é constituída de pedaços de sonhos, imagens lúdicas, pesquisas psicológicas, e relatos de amigos sobre seus sonhos e pesadelos. Através do pensamento APP (ART | PSICHOLOGHY | PHOTOGRAPHY), Fabiano Cafure traz para o campo visual, fragmentos do filme da mente. |
Local:
Instituto Cultural Kreatori
Rua Alice, 209
Laranjeiras
(21) 3734-4326
Funcionamento:
de 2ª a 5ª feira, das 13h às 17h
6ª feira, das 20h30 às 1h30
sábados com agendamento
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|