Desde Cuba: imagens que o tempo não quer apagar
rioecultura : EXPO Desde Cuba: imagens que o tempo não quer apagar : Centro Cultural Solar de Botafogo
COMPARTILHE
Abertura: 15 de Junho de 2009
Encerramento: 15 de Julho de 2009
A maioria das fotos do uruguaio Guillermo Giansanti nos apresenta um privilegiado sobrevôo por Cuba, nesta sua segunda incursão pela ilha caribenha.

Nelas, encontramos um recorte seletivo de cidades, como Havana, Santiago de Cuba, Trinidad e Matanza; envoltas pelo advento da revolução socialista de 1959 e por uma experiência de vida radicalmente diferente das sociedades capitalistas globalizadas. Retratos de líderes como Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuego, engastados nas paredes; os magníficos edifícios coloniais carcomidos pelo tempo; os automóveis arcaicos que circulam pelas cidades; as lojas de víveres racionados; as proibidas brigas de galos e os retratos dos cubanos em sua vivência cotidiana.

Tudo isto constitui uma importante documentação antropológica, que nos faz pensar sobre um país num momento de transição, porém distante dos impasses do mundo contemporâneo, que oscila entre o consumo desenfreado e a persistência das tradições.

Local:
Centro Cultural Solar de Botafogo
Rua General Polidoro, 180
Botafogo
(21) 2543-5411

Funcionamento:
Não informado

Ingresso:
depende do evento

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.