|
Abertura: 10 de julho de 2009 |
Encerramento: 5 de setembro de 2009 |
Com curaoria de Maria Iovino, a multiplicidade paisagística da obra da colombiana Mariana Varela nasceu da ampliação, por segmentos, de uma pequena fotografia de uma plantação bananeira publicada em um jornal colombiano, depois de um desastre causado pela guerra, entre tantos protagonizados por esta zona oprimida do país.
A artista multiplicou cada segmento mínimo da fotografia em imagens pintadas sobre suportes frágeis e transparentes nos quais devolve a esta paisagem o ar, a magnitude e a respiração, formando uma instalação que faz explodir o impedimento do tempo e do recorte fotográfico com a ativação do movimento.
Cada vibração mínima registrada no espaço que recebe estas obras faz mover as imagens, entrecruzando-as e reorganizando-as da mesma maneira como o vento recompõe a natureza com a direção e a força que marcam as correntes.
Mariana Varela vive e trabalha em Bogotá, Colômbia. Recebeu bolsas do governo colombiano para estudar en Paris e Roma e ganhou diversos prêmios como o primeiro lugar no II Salão de Arte Bidimensional da Fundação Gilberto Alzate Avendaño de Bogotá e a Bolsa Pollock-Krasner Foundation de New York, Estados Unidos.
Participou de várias exposições coletivas na Colômbia, Guatemala, Cuba e Venezuela. Dentre suas exposições individuais destacam-se as realizadas nos Museus de Arte Moderna das cidades de Cartagena e Pereira, no Museu de Arte da Universidade Nacional, na Sala Darío Echandía do Banco da República de Ibagué, na Sala de Arte da Câmara de Comércio de Bogotá e em diversas galerias de arte da Colômbia.
INEXTRICABLE é sua primeira exposição no Brasil e faz parte do FotoRio 2009. |
Local:
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453
Urca
(021) 2541-3314
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|