Bonfanti 1969­-2009 [Gianguido Bonfanti]
rioecultura : EXPO Bonfanti 1969­-2009 [Gianguido Bonfanti] : Paço Imperial
COMPARTILHE
Abertura: 21 de maio de 2009
Encerramento: 5 de julho de 2009


Sem expor no Rio desde 2002, o pintor, desenhista e gravador GIANGUIDO BONFANTI é considerado uma das referências mais sólidas da pintura e do desenho em atividade no Brasil. Ele volta ao circuito em grande estilo com a retrospectiva Bonfanti 1969­-2009.

A exposição, com 360 trabalhos, narra a trajetória de sua obra ao longo de 40 anos de trabalho e ocupará os 1.130 m2, oito salas do Paço Imperial. Traz as obras da série Autorretratos, algumas feitas a óleo em grandes formatos e outras desenhadas a bico de pena diante de um espelho, além das pinturas das séries Vermelha, de apelo erótico, e Purgatório, e cinquenta estudos e pastéis secos dos anos 80.



A exposição, com curadoria de Guilherme Bueno, diretor do MAC-Niterói, apresenta uma visão não só global, como inédita de sua produção. As 300 obras expostas, distribuídas em oito salas, desvendam diversas faces do artista, cujos recentes autorretratos a óleo têm levado seu universo pictórico a um grau de excelência incomum no panorama da pintura atual, tanto no Brasil quanto no exterior, reelaborando influências importantes como Iberê Camargo, Frank Auerbach e Francis Bacon.

Além desses trabalhos, poderão ser vistos os desenhos a nanquim que os antecedem, feitos diante do espelho; pinturas das séries "Vermelha", de grande erotismo, e "Purgatório", representativas da incomunicabilidade e da solidão contemporâneas; estudos e pastéis secos dos anos 80, que demarcam a explosão de cores alegres e vibrantes em sua obra; e gravuras em metal, sempre impressas pelo artista em seu ateliê.



Na abertura do evento, foi lançado o livro Bonfanti: através do espelho, publicado pela Contra Capa Editora (192 p., 23 x 29 cm, R$ 80,00), e que reúne mais de 150 reproduções a cores dos trabalhos em exposição.
Local:
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro
(21) 2533-4491

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 18h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.