A partir de uma metodologia intuitiva, colhendo imagens pelo Brasil afora e procurando algo que surpreenda o olhar, volta e meia eu me perco da realidade, em situações desconexas e deixo que o presente manifeste seu próprio poder. Me re-encontro depois, em meio a um cenário sublime onde não importam os simbolismos que motivaram a busca, só o momento, e a presença do que é maior que nós, a força da criação, um presente para quem está ali, e isso basta para dar sentido a toda a busca.
"A PRESENÇA maior da natureza, a verdadeira realidade, visível e invisível, dispensa explicações, vamos a ela.", diz José Caldas
Fotógrafo especializado em natureza e documentação geográfica, José Caldas rodou o Brasil nos últimos 20 anos, visitando diversos ecossistemas. São 17 imagens colhidas em viagens por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Bahia e Espírito Santo e que resultaram no desenvolvimento de projetos e produção de livros, como o recente “Oparapitinga - Rio São Francisco”. Em todas elas o artista visual privilegia a temporalidade e a comunhão profunda do fotógrafo com a natureza.
No dia 16 de maio, o Ateliê da Imagem programou o workshop: “Projeto Experiência com José Caldas: Fotografia de Natureza e Meio-Ambiente”. A partir da exibição de trabalhos publicados principalmente em livros, José Caldas irá mostrar uma visão de um Brasil diverso do que é apresentado pela grande mídia.
O ARTISTA
José Caldas publicou nove livros sobre diversas regiões e participou de mais seis com outros fotógrafos. Seus trabalhos são publicados periodicamente nas principais revistas e jornais brasileiros e fotos distribuídas internacionalmente. Participou de várias exposições nacionais e internacionais com temas ligados ao meio ambiente e cultura popular. Foi um dos ganhadores do Prêmio Marc Ferrez (IBAC/FUNARTE) em 1992 . Lançou recentemente “Japoneses no Vale do Aço” (Ed.Olhares, 2008).
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair.