|
Abertura: 29 de abril de 2009 |
Encerramento: 19 de julho de 2009 |
São vinte esculturas de bronze, terracota ou mármore, de autoria do francês Jean-Antoine Houdon (1741-1828), pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris. Com curadoria de Guilhem Scherf, o acervo reúne bustos e placas de personalidades como Rousseau, Voltaire, Diderot, Condorcet, Mirabeau, Benjamin Franklin e George Washington.
Terminais de computador vão oferecer informações sobre a França no século XVIII, traçando um paralelo com a histórica influência cultural francesa sobre o Brasil. Réplicas de obras de Houdon poderão ser tocadas por deficientes visuais, com legendas em Braille. Também será exposta uma instalação em escala real que reproduz o ateliê parisiense do escultor.
Em uma tela de aproximadamente 15 metros, serão projetadas imagens que abordarão o contexto histórico da França no período em que Houdon criou suas obras, seus principais e mais importantes personagens, e a realidade brasileira de então. Uma instalação em tamanho real, produzida a partir da imagem do quadro "L´Atelier de Houdon", de Louis-Leopold Boilly, reconstituirá o ambiente no qual o artista elaborava suas obras.
Em um espaço anexo à exposição, réplicas das esculturas de Houdon poderão ser tocadas pelo público, e legendas em braile permitirão aos portadores de deficiências visuais complementarem as informações sobre o artista. O público poderá conferir também terminais digitais interativos e ações educativas sobre o universo abrangido pela exposição.
Veja algumas imagens da exposição |
Local:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221
Funcionamento:
Quarta a sexta - das 10h às 17h Sábado e domingo - das 13h às 17h.
Ingresso:
O MHN está temporariamente com entrada gratuita. Não é preciso a retirada antecipada de ingresso.
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|