Afro-Brasilidades na Arte Popular: Acervo Museu Casa do Pontal
rioecultura : EXPO Afro-Brasilidades na Arte Popular: Acervo Museu Casa do Pontal : Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
COMPARTILHE
Abertura: 23 de abril de 2009
Encerramento: 19 de maio de 2009
A Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro mais o Museu Casa do Pontal e o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo têm o prazer de apresentar a exposição “Afrobrasilidades na Arte Popular - acervo Museu Casa do Pontal".

A exposição itinerante é elaborada e produzida pelo Museu Casa do Pontal, marcando a nova gestão do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. E tem como objetivo chamar a atenção para a maneira como a afrobrasilidade está presente na arte popular brasileira contemporânea, colaborando para as discussões de questões relativas às heranças africanas na arte popular. Por um lado, esculturas que documentam e interpretam a convivalidade e o cotidiano multiétnico, com suas criações enriquecedoras. Por outro, obras que documentam festas, religiões e rituais, embora ligados visceralmente aos universos culturais afro-brasileiros, também trazem contribuições de outras origens. Resgatar e valorizar as raízes africanas de nossa cultura através de peças de artesanato.



Não podemos deixar de ressaltar que um dos principais motivos da inauguração ocorrer no dia 23 é por ser dia de São Jorge, santo guerreiro do cristianismo e também Ogum na religião de origem africana, muito cultuado no Brasil. Além disso, a inauguração também terá atrações, como a presença da Oficina de Capoeira Kunta Kinte, às 15 horas; o grupo As Três Marias com o folguedo Tambor de Crioula, às 16 horas; e finalizando às 17 horas com o Grupo RIOBATTUKADA com coco, jongos, maracatus e outros ritmos afro-brasileiros. A exposição será inaugurada em seguida às 18 horas.

Durante a exposição serão realizadas ações de arte-educação, mediante capacitação fornecida pelo próprio Museu Casa do Pontal para monitores selecionados pelo Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e professores da rede pública e particular. Essa preparação tem como finalidade promover visitas de escolas previamente agendadas. Maiores informações pelo telefone 2242-9741.

Preocupados com a acessibilidade cultural como proposta de fruição das artes para todos, contaremos pela primeira vez com a participação na oficina de Capacitação de um aluno do Instituto Nacional de Educação ao Surdo, que será preparado para acompanhar a visita dos alunos daquela Instituição, como monitor. Para os visitantes habituais serão oferecidas visitas guiadas aos sábados e domingos sempre às 10, 15 e 17 horas.

Programação da inauguração
15h – Grupo de Capoeira Kunta Kinte – Capoeira e Maculelê
16h – Grupo As Três Marias – Tambor de Crioula
17h – Show acústico do Grupo Rio Battukada com Jongo, Maracatu e outros ritmos africanos, finalizando com a canção “Oração de São Jorge” e Inauguração da Exposição

Vídeos do evento de abertura





Veja mais vídeos na sessão "vídeos", clique aqui.

Rio&Cultura marcou presença na inauguração da expo ´Afro-Brasilidades na Arte Popular: Acervo Museu Casa do Pontal´, leia a matéria com fotos exclusivas.
Local:
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Rua Monte Alegre, 306
Santa Teresa
(21) 2242-9741

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 9h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.