Downtown [Manuel Caeiro]
rioecultura : EXPO Downtown [Manuel Caeiro] : LURIXS: Arte Contemporânea
COMPARTILHE
Abertura: 18 de abril de 2009
Encerramento: 5 de junho de 2009
A Lurixs: Arte Contemporânea apresenta, a partir de 18 de abril de 2009, para convidados, e no dia 20 de abril para o público, a exposição “Downtown”, individual do artista português Manuel Caeiro, que trabalha e reside em Lisboa. A mostra exibirá sete pinturas inéditas de Caeiro, feitas especialmente para esta exposição.

Em sua primeira exposição no Rio de Janeiro, o artista utiliza o acrílico sobre a tela, seguindo um princípio construtivista que investiga as relações entre o desenho, a pintura e a arquitetura. Estruturas pintadas com um extremo realismo flutuam no fundo branco da tela onde simultaneamente aparecem os registros ou “sujidades do processo da pintura”, como linhas de estudo para a composição, respingos de tinta, vestígios de solvente etc. As pinturas expostas na Lurixs têm dimensões de 1,6m X 1,3m.



As pinturas são inspiradas em construções que o artista vê na rua. “A maioria das pessoas ao passarem por uma obra, não dão muita importância. Quando trago isso para a tela, as pessoas param, observam e imaginam o que é aquilo e no que pode se transformar. A minha idéia é fazer um contraponto entre realidade e abstração”, explica o artista.

Caeiro diz que faz a pintura, mas a continuidade será dada por cada espectador. “O trabalho é sempre contínuo, constante. Eu começo a construir e quem olha o trabalho continua a construção”, diz.

Nos trabalhos apresentados na Lurixs: Arte Contemporânea, o artista utiliza a cor vermelha, em uma referencia ao perigo das obras. Em uma construção, existem tapumes e as pessoas são orientadas a não se aproximarem, devido ao perigo. “Quando não podemos nos aproximar, aí é que queremos. Quanto mais perigoso, mais curioso ficamos”, diz o artista.

Neste momento em que a arte brasileira contemporânea é muito comentada no exterior, a Lurixs promove um intercâmbio, aproximando a arte internacional ao circuito brasileiro. Caeiro é representado em Portugal pela Galeria Carlos Carvalho, a mesma que representa José Bechara, da Lurixs, Daniel Blaufuks, entre outros.

A editora espanhola Dardo publicou um livro sobre o artista, e seu trabalho figura em importantes coleções portuguesas e espanholas.

Local:
LURIXS: Arte Contemporânea
Rua Paulo Barreto, 77
Botafogo
(21) 2541-4935

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 14h às 19h
Sábado, somente através de agendamento

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.