|
Abertura: 8 de abril de 2009 |
Encerramento: 29 de maio de 2009 |
Nova individual do artista carioca, The Mirror Method reúne desenhos em técnica mista e projeções sobre esculturas que reproduzem seu rosto e outras partes do seu corpo. A imagem de Espíndola é dissecada em alguns trabalhos, propondo uma espécie de autópsia artística do corpo humano, num processo de pesquisa que ele vem realizando desde a década de 1990. Alguns exemplos desse processo são os desenhos em nanquim com colagem de folha de ouro sobre papel Suite Mirror Method XIV, XV, XVI e XII, em que partes do cérebro e dos pulmões são mostradas.
A imagem do artista é dissecada e desdobra-se, propondo a experiência de relações anatômicas entre manifestações afetivas e comportamentais do indivíduo. Na tênue linha divisória entre realidade e ficção, Mauro Espíndola elabora composições num jogo representacional entre alquimia e estrutura cognitiva, sugerindo reflexões dentro de um contexto poético-científico.
Essa obsessão pelo corpo humano submetido a sucessivas autópsias tem início nos anos 90 e passou a ser o ponto nevrálgico para investigações poéticas no trabalho de Espíndola. O interesse foi multiplicado com as conquistas tecnológicas que acompanharam a virada do século, momento em que o artista começou a construir objetos, instalações e vídeos dispostos a discutir clonagem, transplantes de órgãos, próteses inusitadas, efetuadas mediante técnicas e cuidados excêntricos em uma flutuação entre o fascínio e morbidez, êxito e frustração, vida e morte. |
Local:
Durex Arte Contemporânea
Praça Tiradentes, 85 - Sobrado
Centro
(21) 2508-6098
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|