Vias do coração e Dengue
rioecultura : EXPO Vias do coração e Dengue : Casa da Ciência da UFRJ
COMPARTILHE
Abertura: 2 de abril de 2009
Encerramento: prorrogada até 17 de maio de 2009
O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos apresenta, na Casa da Ciência da UFRJ, duas exposições reunidas em uma só: Vias do Coração e Dengue. Realizado pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a empresa farmacêutica sanofi-aventis, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, o evento inclui vídeos, palestra, oficina para crianças e teatro em cordel. Todas essas atividades vão mostrar ao público temas que afetam diretamente a saúde e o bem-estar da população e de que forma podemos nos prevenir adotando hábitos saudáveis.

Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos é um museu itinerante que leva, em um caminhão, exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras, para a região Sudeste do Brasil.

Vias do Coração tem a hipertensão como tema central e combina conteúdo, atrações e diversas atividades para facilitar o aprendizado do público sobre o coração e melhorar seu entendimento a respeito do impacto das doenças cardiovasculares. O visitante recebe informações sobre anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. O conteúdo é apresentado em painéis, quiosques com animações multimídia, bancadas de microscópios e modelos anatômicos.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração bateu desde o nascimento e conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. O visitante também poderá ouvir sons de batimentos cardíacos em diferentes freqüências, usar um estetoscópio para ouvir seu próprio coração e assistir a filmes da Mostra Ver Ciência relacionados ao tema.

A exposição Dengue traz informações sobre a propagação da doença no mundo, desde as primeiras referências feitas à moléstia por David Bylon, em 1779, até os dias atuais, buscando informar e promover a mobilização social e a participação necessárias ao seu combate.

Em painéis ilustrados, o visitante terá informações sobre o vírus, o ciclo de transmissão da doença, os sintomas, além de curiosidades, como o número de ovos colocados pela fêmea do mosquito transmissor. As fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti também poderão ser vistas no microscópio e em lupa e, com riqueza detalhes, em um filme produzido pela Fiocruz.

Em uma casinha cenográfica, simulando um ambiente propício para a proliferação do mosquito, haverá uma oficina em que as crianças serão orientadas a descobrir o que fazer para evitar a reprodução do transmissor da dengue.

ATIVIDADES PARALELAS

OFICINAS
Jogos, arte e dobraduras
Casinha pedagógica – “Fora dengue! Vamos arrumar a nossa casa!”
diariamente

PALESTRA
Alimentação: cuidando das vias do coração
Marcelo Barros - coordenador de nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia
7, 9, 14, 16 de abril (terças e quintas) – 18h30min
25 de abril (sábado) – 10h30min

CORDEL
Oswaldo Cruz, entre a febre e o mosquito
Edmilson Santini – Teatro em Cordel
4, 11, 18 e 25 de abril (sábados) – 17h
Local:
Casa da Ciência da UFRJ
Rua lauro Müller, 3
Botafogo
(21) 2542-7494

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 9h às 20h
sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.