|
Abertura: 18 de março de 2009 |
Encerramento: 3 de maio de 2009 |
A mostra, que pertence ao acervo da Associação Mémoire d’Aéropostale, faz parte das comemorações do ANO DA FRANÇA NO BRASIL e já foi exibida em nove países – nas cidades de Toulouse, Barcelona, Oran, Casablanca, Tarfaya, Nouadhibou, Saint Louis, Santiago e Buenos Aires. A exposição conta a história da ampliação das rotas de serviço postal aéreo e muitas curiosidades da época por meio de fotografias, pinturas, esculturas, maquetes, cartazes e selos, além de documentos e vídeos pedagógicos e artísticos.
Durante a Primeira Guerra Mundial o visionário Pierre-Georges Latécoère decide transformar sua fábrica de vagões num Centro de Produção Aeronáutica. Em 1918, com a paz restaurada, a fim de realocar os pilotos desempregados que queriam voltar a voar e percebendo a urgência de acelerar a comunicação entre os países, criou uma linha aérea regular para transportar o correio – a Compagnie Generale Aéropostale – rompendo as fronteiras oceânicas de três continentes.
A mostra aborda o processo de evolução das escalas históricas e a superação dos desafios na arriscada missão dos pilotos para interligar a Europa à América do Sul. Dos primeiros testes realizados na década de 20, passando pelas delicadas negociações com governos, até a consagração da travessia da Aéropostale pelo Atlântico, no dia 13 de maio de 1930, acontecimento histórico que leva a assinatura do célebre piloto da empresa aérea Latecoère, Jean Mermoz, que conseguiu o feito de sobrevoar a Cordilheira dos Andes a bordo do Late-28.
A exposição revela ainda curiosidades como as escalas feitas por Saint Exupéry em Florianópolis e sua amizade com pescadores da praia de Campeche, onde foi carinhosamente batizado de Zé Perri. A filatelia da França e do Brasil, também está presente na mostra, além de documentos comemorativos ao Aéropostale e cartas da época, os recordes quebrados, as enormes distâncias percorridas e os inúmeros desafios atravessados pelos pilotos.
A empresa aérea Latécoere, linha postal aérea, criada por Pierre George Latécoere e Marcel Bouilloux-Lafont, e pioneira na linha Buenos Aires – Rio em 1928, foi fundada em Toulouse, depois se transformou em Aéropostale e finalmente Air France. Toulouse é, até hoje, um centro de referência aeroespacial.
|
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|