|
Abertura: 24 de março de 2009 |
Encerramento: 3 de maio de 2009 |
Criado pela artista e performer Elen Nas, a exposição multimídia "Sereia Lab. Instalação Sonora em Escamas Sensoriais" consiste numa instalação audiovisual e performance, aliando arte, tecnologia e interatividade.
A proposta é a interatividade sensorial em suas variadas formas. Um grande aquário montado na galeria é composto de elementos sonoros e analógicos, ora organizados, ora aleatórios, que interagem com a performer e com o público.
A exposição é essencialmente multimídia e interativa. Já na entrada da galeria o público vai observar uma estrutura (TV com backstage passando, mostrando o processo de produção e realização) que funcionará como um link informativo entre o espectador e a performance da segunda instalação. Na primeira etapa da performance, Elen Nas dialoga com o espaço e o ambiente sonoro, utilizando-se de seus próprios elementos físicos, como a projeção de voz e movimentação corporal, enquanto a equipe técnica processa sons em tempo real e alterna luz e imagens. Na segunda fase do desempenho, submersa no grande aquário, a performer fará a mixagem sonora do ambiente com os samples das vozes pré-gravadas, sem a utilização de nenhum fio.
A combinação dessas duas etapas completa a instalação visual: a união de objetos e imagens projetadas, uma de cada vez entre a luz e a escuridão, ligados às performances. Assim, os elementos multimídia interagem com o público e com a performer num primeiro momento dentro da instalação, para depois se concentrar no aquário, ele mesmo, que vira uma mesa de som operada pela performer, que se transforma em uma DJ submersa.
"A junção dos diferentes elementos - Música, Tecnologia e Performance - transforma a exposição numa instalação, onde a participação e a experimentação do público é fundamental.
Os visitantes poderão testar todo o sistema e criar seus sons com as próprias mãos", explica a performer Elen Nas sobre a interatividade do projeto. Após a performance, que ocorrerá uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, às 19h, com duração de 15 minutos, o público poderá testar a manipulação dos fiduciais (objetos que funcionam virtualmente como botões do sistema de mixagem), num painel móvel transparente que fará parte da instalação.
PROGRAMAÇÃO
08.04 - 18h
Roda de Debate - Propriedade Intelectual, Software Livre e Comunicação na Rede.
23.03 - 18h
Roda de Debate - Experimentação Tecnológica nas Artes e lançamento do catálogo.
13 e 27.03
Workshop - Especialização Sonora, com Alexandre Brautigam.
Inscrições: contato@sereialab.com. |
Local:
CAIXA Cultural Rio [Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|