|
Abertura: 17 de março de 2009 |
Encerramento: 18 de abril de 2009 |
A galeria Laura Marsiaj apresenta a exposição coletiva Nouvelle Vague, com obras dos artistas cariocas Bruno Miguel e Daniel Lannes, e das paulistanas Ana Elisa Egreja, Regina Parra e Renata de Bonis.
Os cinco artistas, todos nascidos entre 1981 e 1984, compartilham a escolha fundadora de se dedicar à pintura. Suas obras, à primeira vista quase antitéticas, diferem por tamanho, suporte, estilo e temáticas, mas aproximam-se pela maneira como reciclam fragmentos do imaginário iconográfico contemporâneo, em muitos casos imagens oriundas de meios de comunicação de massa.
Equivalentes pictóricos dos objects trouvés duchampianos, as imagens apropriadas das fontes mais diversas (jornais, revistas, livros, google, anúncios, projetos de arquitetura...) sobrepõem-se, nas obras de Bruno, Daniel e Ana Elisa, em camadas nitidamente separadas, quase programaticamente recusando uma osmose que acabaria mitigando seu valor de citações. Sempre coerentemente circunscritas a um universo cromático extremamente reduzido, as pinturas de Regina e Renata, por sua vez, confrontam-se com a questão da apropriação, ou re-criação, da imagem de maneira mais contida, e por isso, talvez, mais instigante.
Para além de questões conceituais, contudo, cabe ressaltar que a principal preocupação dos cinco artistas é com questões técnicas, como a escolha do suporte, a consistência e textura da tinta, a predileção por (e a pertinência de) um ou outro formato, o equilíbrio da composição, etc... Assuntos, isto é, plenamente pictóricos, que corroboram uma leitura desta nouvelle vague de pintores brasileiros (da qual apresenta-se aqui apenas a ponta do iceberg) como movimento autêntico e visceral, resultado direto e imediato dos anseios de seus protagonistas. |
Local:
Laura Marsiaj Arte Contemporânea
Rua Teixeira de Melo, 31-C
Ipanema
(21) 2513-2074
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 19h Sábado, das 11h às 16h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|