|
Abertura: 4 de março de 2009 |
Encerramento: 26 de abril de 2009 |
A mostra é composta por fotos, textos e um vídeo. As imagens estarão dispostas em uma instalação: uma série de 11 retratos de pessoas que foram mortas por disparos de arma de fogo, fotografadas no momento do velório. Haverá, ainda, fotos com planos mais abertos, que mostram a preparação dos corpos pelos funcionários funerários, nas capelas ou no cemitério, e dos parentes, no momento dos rituais.
Os textos, que também farão parte das instalações, são, na verdade, relatos das famílias dos mortos sobre a história do falecido e descrições da própria artista, que descreve lugares, ambientes e pessoas.
O vídeo Elisângela, projetado em looping, com duração de 20 minutos, é um plano fixo sobre o rosto de Elisângela, que foi atingida por uma bala perdida. A filmagem foi realizada durante a preparação do corpo e durante o velório, na capela mortuária, com a câmera localizada em cima da mesa que recebe o caixão para exibir o corpo, e mostra os lamentos e a despedida dos parentes, passando pela preparação e ornamentação do corpo pelos funcionários funerários.
Aude Chevalier-Beaumel
Nascida em Reims, na França, em 1982, formou-se na Escola Nacional de Belas Artes de Montpellier. Teve seu primeiro trabalho, um documentário filmado na periferia de Porto Alegre, selecionado para o Festival Internacional de Cinema Mediterrâneo, em 2005. No mesmo ano veio ao Brasil, e começou a fotografar terreiros de religiões afro-brasileiras. Essas fotos foram exibidas na exposição coletiva Où sommes-nous, na França, em 2006. Após mais um ano de estada e intensa produção na França, retornou ao Brasil em 2007, onde, dentre outras atividades, dedicou-se à elaboração do presente trabalho. Em 2008, publicou fotos e texto em várias revistas e no livro Le Guide du Photographe Professionnel 2008/2009. |
Local:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|