Cartazes de cinema, teatro, capas de revistas e livros, sinalização, ilustração, identidade e comunicação visual de museus e projetos gráficos de uma maneira geral. Este é o vasto campo de trabalho de Rico Lins.
Estão expostos mais de 100 trabalhos. Capas de revistas como Time, Newsweek e Kultur Revolution; capas de livros e CDs, como a coleção que publicou o recente texto infantil "A menina e o Boto", de Dira Paes, e álbuns que vão de Miles Davis a Gilberto Gil; cartazes de filmes, como "Labirinto de Paixões", de Pedro Almodovar, e uma de suas mais recentes produções, o cartaz criado para a Bienal de Ópera de Munique (Alemanha/2008), inédito no Brasil. A exposição conta ainda com projetos desenvolvidos para cinema e televisão, como a concepção gráfica do programa "Você Decide".
Nesta temporada na cidade, Rico Lins promoverá uma palestra, no dia 13 de fevereiro e, no dia 12 de março, ocorrerá o lançamento do catálogo completo da mostra. No sábado, dia 14 de março, Rico conduzirá uma visita guiada à exposição, seguida de um workshop voltado para designers e estudantes de design para produção de uma peça gráfica, sem o uso de recursos digitais, nos moldes das oficinas que ele vem desenvolvendo em várias cidades do Brasil e da Europa. As inscrições para estes eventos deverão ser feitas com a Zucca Produções, produtora da exposição, através do e-mail zucca@email.com ou pelo telefone: (21) 2556-5265. As vagas para as atividades do dia 14/03 serão limitadas a 20 pessoas.
Designer carioca radicado em São Paulo, premiado e reconhecido internacionalmente, Rico Lins conhece bem a fronteira entre as artes gráficas e plásticas, ponto de partida para esta exposição no Rio. Nela, Rico transita nos imprecisos limites entre arte e design e as variações de tamanho e formato que cada uma destas expressões permite. Mais do que a reprodutibilidade técnica, a alteração de proporções e formatos é característica exclusiva das artes gráficas industriais: "Quando um selo vira cartaz ou um cartaz vira um selo, não é só o tamanho ou a função que se modificam, mas sobretudo sua relação com o espectador", destaca o artista.
A curadoria é de Agnaldo Farias, com a participação do próprio Rico. Na concepção de Farias, o objetivo da exposição é "garantir ao artista um meio, um ambiente no qual ele realize uma espécie de instalação capaz de traduzir sua visão de mundo, algo que só um designer gráfico é capaz de ter, encarnada em palavras e imagens, papéis e projeções".
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair.