|
Abertura: 28 de novembro de 2008 |
Encerramento: 18 de janeiro de 2009 |
No âmbito das comemorações do bicentenário da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, a exposição "Casas de Brasileiro", abordando de uma forma simbólica a influência dos emigrantes que retornaram à terra natal, vindos do Brasil, na arquitetura de Portugal, na transição dos séculos XIX e XX.
Após fazerem fortuna no Brasil, esses imigrantes retornavam freqüentemente às terras de origem, onde se tornavam as figuras mais importantes da aldeia ou da vila. Prósperos, fundavam hospitais, asilos, escolas e recuperavam igrejas. Aspiravam ascenção social e reconhecimento e criaram um estilo arquitetônico próprio que diferenciava as suntuosas residências construídas nesse período, que passaram a ser conhecidas como casas de brasileiro.
A exposição é composta de 50 fotografias do renomado fotógrafo português Júlio de Matos. Ele percorreu diversas cidades portuguesas para documentar essa preciosa herança e registrar curiosas histórias que ainda sobrevivem em suas paredes: a casa de brasileiro é antes de tudo uma lição de afetos.
A exposição e a publicação "Casas de Brasileiro", que está a venda na Loja do Museu por R$50, têm o apoio do Ministério da Cultura de Portugal e da Comissão Portuguesa para as Comemorações dos 200 Anos.
Foto: Palacete de D. Chica, Palmeira, Braga, Portugal |
Local:
Museu Histórico Nacional (MHN)
Praça Marechal Âncora, s/n
Centro
(21) 2550-9221
Funcionamento:
Quarta a sexta - das 10h às 17h Sábado e domingo - das 13h às 17h.
Ingresso:
O MHN está temporariamente com entrada gratuita. Não é preciso a retirada antecipada de ingresso.
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|