|
Abertura: 24 de novembro de 2008 |
Encerramento: Exposição de longa duração - sem data de término |
Em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil e a partir do seu próprio acervo, a Galeria de Valores foi montada em quatro salas e se integra à mostra "O Banco do Brasil e sua História" para oferecer ao público uma nova ala expositiva no Museu Banco do Brasil, no 4º andar do CCBB.
A exposição apresenta, de maneira lúdica e dinâmica, 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil, composto por cerca de 38.000 peças, e foi formatada de modo a criar um espaço interativo que permita contar a história da moeda, no Brasil e no mundo, desde sua origem até os dias de hoje.
O espaço expositivo é dividido em temas:
- Raridades e Curiosidades
- O Processo de Extração do Ouro
- Linha do Tempo:
. A História dos Valores no Brasil;
. Os Segredos das Notas;
. Da Moeda ao Cartão de Crédito
Além de uma sala dedicada a Julius Meili, considerado o pai da Numismática no Brasil.
CONHECENDO MAIS
A exposição, que apresenta caráter permanente, apresenta ao público a história do dinheiro, desde tempos longínquos quando se praticava o escambo, até os dias atuais, quando o dinheiro cruza continentes em segundos movido por operações feitas em computadores. A mostra reúne cédulas e moedas do acervo de numismática do Banco do Brasil e abriu a Galeria dos Valores, novo espaço permanente de exposição do centro cultural. "O dinheiro é uma das mais importantes invenções que ajudaram a criar a história do homem moderno. A troca prendia os produtores a seu local de origem, o dinheiro possibilitou a mobilidade e o comércio", diz Denise Mattar, curadora da mostra que reúne cerca de 2 mil objetos de uma coleção que tem cerca de 38 mil itens, sendo considerada, ao lado dos acervos do Museu Histórico Nacional e do Banco Central de Brasília, um dos mais importantes conjuntos de peças numismáticas do Brasil.
“A Galeria de Valores foi criada para apresentar ao público um dos mais importantes acervos de numismática do Brasil. O novo espaço privilegia a interatividade e tem uma abordagem multidisciplinar que abrange áreas como arte, história e economia”, declara Marcos Mantoan, gestor do CCBB Rio de Janeiro.
O visitante é guiado por um caminho (coberto por moedas brilhantes e trechos de músicas que falam de dinheiro) que leva à sala "O Tesouro", onde estão expostas peças que apresentam os nomes, tamanhos, formas, materiais e iconografia usados através dos tempos. O conjunto curioso, com exemplares de diferentes épocas, países e continentes, revela os mais variados nomes e formatos de moedas. Algumas são em forma de canoa, chapéu, argola, faca, pá, ou realizadas em materiais inusitados como porcelana, couro e ferro. Há ainda cédulas e moedas reproduzindo os rostos de artistas como Portinari, retratos de tiranos como Nero e Sadam Hussein ou personalidades como Einstein, Freud, Marx e James Joyce. O simpático porquinho Fidu, conta de maneira divertida “O que é o Dinheiro” num filme de animação especialmente realizado para a Galeria de Valores, pela Kombat Films.
Curadoria: Denise Mattar
Consultoria: Carlos Peres e Claudio Angelini
Cenografia: Guilherme Isnard
Programação Visual: Mauro Campello |
Local:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio)
Rua Primeiro de Março, 66
Centro
(21) 3808-2020
Funcionamento:
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Não abre as terças-feiras
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|