|
Abertura: 2 de dezembro de 2008 |
Encerramento: 1 de fevereiro de 2009 |
A projeção de fotos “Olhares” apresenta, em 50 fotos em preto e branco, um registro do cotidiano de quatro comunidades entre São Conrado e Rio das Pedras. Registrando em sua maioria rostos anônimos, Sergio retrata a realidade das pessoas que vivem e transitam nessas comunidades. Com aparente simplicidade técnica, o fotógrafo chega a um resultado carregado de emoção e verdade, sem artificialismos.
“A primeira comunidade que visitei foi na Estrada das Canoas. Você começa a subir a estrada, só vê mansões lindas e de repente começa a favela. Entre as comunidades que visitei, essa foi a que mais me impressionou. Ela fica meio que incrustada num monte de pedras e muitas casas não têm contato algum com luz solar. Eles passavam a vida inteira sem ter contato com a luz do dia em seus lares”, conta Sérgio.
A desconfiança das pessoas perante o fotógrafo não foi empecilho para realização das imagens. “No início as pessoas ficavam um pouco desconfiadas, mas depois de um rápido papo, elas relaxavam. Vi na Canoas algo que não podemos jamais fazer no asfalto: deixar as casas de portas e janelas abertas!”, lembra.
Para o escritor Mauro Santa Cecília, a característica mais marcante de “Olhares” parece ser o esvaziamento dos signos temporais, não desvelar de fato quando exatamente as fotos foram feitas, podendo, assim, passar por flashes de um período muito mais amplo. “De certa forma, tal como um cronista procura, incessantemente, e muitas vezes em vão, bordar o seu ofício ao anotar fragmentos do cotidiano e transformá-los numa pequena obra de arte”, explica.
Com curadoria de Pedro Agilson, a expofoto “Olhares” também poderá ser vista, a partir do dia 3 de dezembro, na Galeria Virtual no site do Oi Futuro, no endereço: http://www.oifuturo.org.br
|
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060
Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|